São Paulo -  O "Campeão do Século XX" está de volta ao topo. A conquista da Copa do Brasil 2012, nesta quarta-feira, faz o torcedor do Palmeiras comemorar o status de maior vencedor de torneios nacionais da história. Caso se leve em conta os títulos da Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa, do Campeonato Brasileiro - todos reconhecidos pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol - e da Copa do Brasil, o time alviverde soma 10 troféus. Nenhuma equipe do país possui tais números.

Os torcedores acreditam que mais dois torneios ainda podem ser incluídos nesta lista palmeirense. A 11ª conquista nacional seria a Copa dos Campeões de 2000, que reuniu os vencedores de cada região do país na época, além de convidados. A 12ª seria a Série B de 2003.
Foto: Reginaldo Castro / Agência O Dia
Elenco do Palmeiras festeja o título no Couto Pereira | Foto: Reginaldo Castro / Agência O Dia
"Não podemos deixar passar essa chance de restabelecer a hegemonia nacional do Palmeiras, é importante estar no topo, é muito bom sempre ficar em primeiro", exalta Ademir da Guia, ídolo da histórica Academia do clube dos anos 60 e 70.

Na disputa dos títulos nacionais, independentemente da Copa dos Campeões, o Palmeiras supera o Santos. A última conquista do time da Baixada foi a Copa do Brasil de 2010. Além disso, o clube da Vila Belmiro ganhou o Campeonato Brasileiro duas vezes, a Taça Brasil em cinco oportunidades e o Roberto Gomes Pedrosa em 1968 - são nove no total.

Os clubes mais populares do país também veem o distanciamento do Palmeiras com mais uma conquista. Com o título de 1987 oficializado no ano passado pela CBF, o Flamengo soma oito, seis edições do Campeonato Brasileiro e duas da Copas do Brasil. O Corinthians contabiliza o mesmo número, mas são cinco troféus do Brasileirão e outros três da Copa do Brasil.

Outro rival alviverde na capital paulista, o São Paulo aparece na quinta colocação, com seis conquistas do Campeonato Brasileiro. O clube de Morumbi segue, todavia, com a frustração de nunca ter conseguido levantar a Copa do Brasil, após a eliminação para o Coritiba na semifinal de 2012.

O título desta quarta-feira em Curitiba traz um sentimento especial aos heróis de conquistas palmeirenses do passado, como é o caso do ex-atacante César Maluco. "É importante o Palmeiras alcançar essa posição de líder de torneios nacionais, principalmente para aqueles que ajudaram a construir isso e conquistaram cinco títulos pelo clube, como é o meu caso, do Ademir da Guia e do Dudu", ressalta.
As informações são do iG