terça-feira, 31 de julho de 2012


31/07/2012 16h17 - Atualizado em 31/07/2012 20h31

Resultado do Brasil no remo ficou abaixo do esperado, diz comentarista

Ronaldo Carvalho esperava ver a campeã mundial Fabiana Beltrame, que competiu ao lado de Luana Bartholo, entre as 12 melhores colocadas

Por Mariana SalumRio de Janeiro
5 comentários
Fabiana Beltrame e Luana Assis na prova em Londres (Foto: AFP)Fabiana Beltrame e Luana Assis na prova 
(Foto: AFP)
“Abaixo do esperado”. Essa foi a definição do bicampeão pan-americano e comentarista de remo do SporTV Ronaldo Carvalho sobre o desempenho dos remadores brasileiros nos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta terça-feira, Fabiana Beltrame e Luana Bartholo foram eliminadas das semifinais.  Kyssia Cataldo e Anderson Nocetti também não se classificaram.
Ronaldo, que esperava ver a dupla liderada pela campeã mundial Fabiana Beltrame entre as 12 melhores colocadas nos Jogos, lamenta o resultado e alerta:
- Temos que voltar a esse nível de final B.
O ex-atleta lembra que faz 20 anos que o Brasil não tem um desempenho satisfatório em Jogos Olímpicos. A última vez que ficou perto do pódio foi em Los Angeles-84, com o quarto lugar de Walter Hime, Ângelo Rosso e o timoneiro Nilton Alonso. Neste mesmo ano, Ronaldo conquistou junto com o irmão Ricardo Carvalho a oitava colocação nos Jogos.
- Há 20 anos temos uma final B - da 6º a 12º colocação - com brasileiros em Olimpíadas. A nossa aposta desde o início era contar com a Fabiana e Luana na final B. No caso da Kissya e do Anderson Nocetti (ambos do skiff), a previsão era diferente, final C - da 13º a 18º colocação. Ficou abaixo do esperado.
A grande decepção, na avaliação do comentarista, foi o resultado da dupla liderada pela campeã mundial Fabiana Beltrame, que ficou com o quarto tempo da bateria válida pela repescagem (7m27s46) do duplo skiff leve. Ele acredita que a mudança de modalidade - Fabiana conquistou o titulo mundial na categoria skiff simples leve, que não é olímpica -, aliada ao pouco tempo para preparação da dupla, influenciou no resultado.
- Essa categoria é muito forte, tem as melhores competidoras e a maioria delas treina com o mesmo barco há muito tempo. Como é o caso das australianas, uma das favoritas, que estão com o mesmo barco desde 2010. Fabiana Beltrame e Luana estão treinando desde fevereiro. É um barco diferente e com certeza muda muito. Também tem a inexperiência de Luana, que é uma atleta que nunca tinha participado de competições internacionais - disse.
O ex-atleta se mostra confiante com o futuro da modalidade e apesar de enxergar as dificuldades para transformar o nível em quatro anos, acredita em resultados mais satisfatórios nos Jogos do Rio-2016.
- Será um desafio transformar o nível em quatro anos. Vamos passar por mudanças técnicas na Confederação Brasileira, temos que montar um novo modelo de comissão técnica, mudanças de treinamento, na biomecânica do esporte, no nível geral. Será uma tarefa de quantidade e qualidade.
Ronaldo lembra que Rio de Janeiro, Santa Catarina e Porto Alegre são os estados mais fortes na modalidade e aposta no surgimento de novos talentos. Ele destaca que Vasco e Flamengo são os clubes mais tradicionais.
- Flamengo e Vasco só foram ter futebol depois de dez anos de remo - lembrou.
Fabiana Beltrame e Luana Bartholo vão disputar a final C - de 13 a 18º colocação. Já Kissya Cataldo e Anderson Nocetti vão disputar as semifinais C e D - da 13º a 24º colocação.
O SporTV transmite os Jogos em quatro canais HD.

Nenhum comentário: